A Casa de Vidro Ponto de Cultura realizou o Webseminário Internacional “Desafios para a Popularização da Permacultura” na Sexta (20/03/2020, às 19h), com a participação de Eurico Vianna (Austrália), Sérgio Pamplona (DF), Adriana Galbiati (Mato Grosso do Sul), Djalma Nery (São Paulo), com mediação de André Baleeiro (Goiânia). Uma produção do Grupo de Estudos em Complexidade (EMA). Saiba mais: https://wp.me/pNVMz-6cW. ASSISTA AO VÍDEO DA TRANSMISSÃO COMPLETA (3h11min):
[vimeo=https://vimeo.com/399466213]
[youtube id=https://youtu.be/9Jqq7UB6LJ4]
Temas abordados:
– O que é Permacultura? Um compilado de conhecimentos? Uma filosofia de vida? Uma escola de agricultura alternativa? Um movimento?
– Avanços da Permacultura: Histórico de estruturação, papel dos institutos, balanço dos PDCs, exposição de bons exemplos.
– Contradições da Permacultura: Nicho, influência na sociedade, apropriações indevidas.
– Benefícios para o planeta: A busca por uma vida regenerativa, importância em cenários disruptivos, de crise e distópicos.
– O que atravanca o crescimento e popularização da Permacultura? Limites e Potencialidades.
Palestrantes:
* Eurico Vianna (Austrália)
Doutor em desenvolvimento comunitário pela Griffith University na Austrália, autor, ativista socioambiental engajado com o planejamento de sistemas e propriedades regenerativas. Siga: Impacto Positivo com Eurico Vianna.
[youtube id=https://www.youtube.com/watch?v=rHieNDMccp8]
* Sérgio Pamplona (Distrito Federal)
Sérgio Pamplona tem formação em arquitetura e urbanismo pela UnB (1989). Conheceu a permacultura em 1995 e fez seu primeiro PDC em 1996. Desde então vem aprendendo e praticando permacultura. Editou a revista Permacultura Brasil (2000/04) e dá PDCs desde 2006. Vive no Sítio Nós na Teia, em Brasília, uma estação de permacultura com 22 anos de existência.
[youtube id=https://www.youtube.com/watch?v=ymRr-JQzidc]
* Adriana Galbiati (Mato Grosso do Sul)
Adriana Galbiati é Engenheira Ambiental e professora de Permacultura. Pesquisadora na área de Saneamento Focado em Recursos, tem mestrado em Tecnologias Ambientais pela UFMS e é coautora do Catálogo de Soluções Sustentáveis de Saneamento, publicado pela FUNASA, em 2018. Atualmente trabalha principalmente coordenando e ministrando PDCs e outros cursos de Permacultura pelo Brasil.
[youtube id=https://www.youtube.com/watch?v=0YnQTWbTAiE]
* Djalma Nery (São Paulo)
Professor da rede pública estadual de ensino em São Carlos (SP), fundador da Associação Veracidade (entidade ambientalista do terceiro setor), permacultor, sociólogo graduado pela UNESP, mestre pelo programa de Ecologia Aplicada da USP, escritor e influenciador digital. Autor do livro independente “Uma alternativa para a sociedade: caminhos e perspectivas da permacultura no Brasil”, fruto de sua dissertação de mestrado, que debate a popularização da permacultura em nosso país.
Ao pensar no título deste livro, “Uma alternativa para a sociedade”, de que exatamente estamos falando? De que alternativa? Alternativa à que? Para quê?
Vivemos uma era que ameaça o planeta e todas as suas formas de vida por meio da exploração desmedida da natureza; uma sociedade que banaliza a violência e a miséria, explora os seres humanos e propaga aos quatro cantos a desigualdade e a injustiça. Tal cenário apresenta-se completamente insustentável, estando fadado a nos lançar ao caos e ao extermínio ainda que seja na busca de uma sobrevida para esse sistema que não dá valor a vida, mas sim vida ao valor.
O que a permacultura propõe para superar esses desafios, na prática, é uma revolução. É a busca de uma cultura da permanência em um contexto regido pelo imediatismo, individualismo e sem preocupação com nada nem ninguém que nos suceda; permacultura é a busca por um modo de vida e de organização humana que possa ser mais duradouro e sustentável de fato, e não apenas na retórica. Em outras palavras: essa é uma obra sobre possibilidades concretas de mudança.
Espero ser possível, durante a leitura deste livro, vislumbrar e contagiar-se com novas possibilidades, exatamente como aconteceu comigo durante a sua escrita: ao longo do processo, reforcei minha convicção de que é preciso experimentar outra maneira de existir e de estar no mundo, diferente desta que nos é oferecida a priori. Esperança e felicidade é o que sinto ao saber que não são poucas as pessoas dedicadas à construção destas e de outras tantas alternativas. – AUTONOMIA LITERÁRIA
[youtube id=https://www.youtube.com/watch?v=DfWprljPYqg]
* Grupo de Estudos em Complexidade (EMA): Grupo criado em Março de 2019 para estudar questões complexas a partir de múltiplas perspectivas, de forma a abranger o tema pelas diversas esferas que as envolvem. Este ano estamos focando na construção da Práxis Transdisciplinar, ou seja, na construção metodológica de um ser, fazer, pensar, conhecer e sentir reintegrado. Estamos basicamente dialogando a superação da “teoria + prática = técnica” com o campo epistêmico ampliado da transdisciplinaridade. ACESSE NOSSO MANIFESTO.
Mora em Goiás e quer participar do grupo? Mande e-mail para complexity.group.goiania@gmail.com ou entre em contato diretamente com Jardineiro Agroecológico @jardim.agroeco (instagram) – André Gepeto.
Possibilidades de participar:
Participação ativa no dia 20/03/2020, às 19h n’A Casa de Vidro (Goiânia-GO) – 1ª Av. 974 no Universitário.
Streaming (link será disponibilizado na véspera neste evento). Gravado via podcast Impacto Positivo e canal A Casa de Vidro no Youtube.
Publicado em: 20/03/20
De autoria: casadevidro247
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia